sexta-feira, 3 de abril de 2015

PLANO DA DISCIPLINA PROJETO PEDAGÓGICO, ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TRABALHO ESCOLAR



UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS ARAPIRACA
COORDENAÇÃO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO

PLANO DE DISCIPLINA


I - IDENTIFICAÇÃO
 


Disciplina: Projeto Pedagógico, Organização e Gestão do Trabalho Escolar              CH: 80h/a
Curso: Educação Física Licenciatura                                                          Semestre: 2015.1

Professora: Maria Betânia Gomes da Silva Brito (maria.brito@arapiraca.ufal.br)  
Dias/Horários: Quintas-feiras (7h30 às 11:30h)
Tronco: Intermediário (3º Período/Matutino)                                                     Eixo: Educação


II – EMENTA
 
 

Estudo da escola como organização social e educativa: concepções, características e elementos constitutivos do sistema de organização e gestão do trabalho escolar, segundo os pressupostos teóricos e legais vigentes, na perspectiva do planejamento participativo.


III – OBJETIVOS DA DISCIPLINA
 
 

- Refletir sobre a escola enquanto instituição sócio/educativa complexa;
- Dialogar sobre a função social da escola em tempos de mudanças;
- Analisar os pressupostos teóricos e metodológicos da organização e gestão do trabalho escolar;
- Compreender e analisar os processos de inovação pedagógica e organizacional, seja em relação ao desenvolvimento organizacional da escola, seja na reorganização de novos espaços/tempos de construção do conhecimento, de formação e de autoformação;
- Discutir a importância da participação do licenciado na organização e gestão do trabalho da escola;
- Caracterizar a dimensão pedagógica do cotidiano da escola e o papel do administrador escolar;
- Refletir sobre a gestão democrática da escola pública e o Conselho Escolar como organização metodológica específica ao alcance dos objetivos e metas democráticos;
- Entender o Projeto Político Pedagógico como processo e instrumento de planejamento definidor da organização do trabalho escolar e conhecer as várias fases de sua construção, desenvolvimento e avaliação;
- Refletir sobre os pressupostos teóricos e metodológicos do planejamento escolar em interface com o Projeto Político Pedagógico;
- Verificar os reflexos do fenômeno da gestão escolar na construção do Projeto Político Pedagógico como base para a construção da cidadania na escola de Educação Básica;
- Realizar levantamento e análise da realidade escolar quanto aos seus documentos (Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Plano de Direção), bem como em relação ao planejamento participativo e aos órgãos colegiados da escola, como espaços de construção da democracia e cidadania.


IV – CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
 
 
- A Escola como Organização:
- Escola como Organização Educativa;
- Função Social da Educação e da Escola em tempos de mudança;

- Organização Escolar e Gestão Educativa:
- A cultura escolar;
- A natureza do trabalho pedagógico;
- Tendências atuais da organização e gestão escolar no Brasil;
- Gestão democrática, descentralização, autonomia escolar e participação da gestão democrática como diretriz de política pública ao controle social de políticas educacionais;
- Princípios e características da gestão escolar participativa;
- O Conselho Escolar, suas funções e aplicações;

- Planejamento e Projeto Político Pedagógico da Escola:
- Planejamento educacional: dimensões conceituais;
- Planejamento Participativo;
- Projeto Político Pedagógico: conceitos e bases legais;
- Princípios e pressupostos norteadores do Projeto Político Pedagógico;
- A elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico como eixos integradores de uma gestão escolar democrática.



V – METODOLOGIA DE ENSINO
 
 

Os conteúdos da disciplina serão ministrados através de atividades diversificadas, envolvendo exposições dialogadas, orientação de estudos dirigidos e de atividades desenvolvidas a partir de grupos de trabalho, dinâmica de apresentações orais e socialização das leituras/estudos, debates/discussões didáticas, organização e apresentação de seminários, além da produção de textos e de outros materiais escritos em formato acadêmico.

Além das atividades desenvolvidas presencialmente em sala de aula, a disciplina prevê a realização de pesquisas de campo em ambientes extra universitários, através das quais será oportunizado aos licenciandos o contato direto com escolas públicas da região e suas atuais problemáticas.



VI - AVALIAÇÃO
 
 


O processo de avaliação se dará de forma contínua, considerando-se as suas dimensões diagnóstica, formativa e somativa, bem como as aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais demonstradas pelos licenciandos ao longo do semestre.

As tarefas realizadas/produzidas em sala de aula, de forma individual ou compartilhada, deverão ser levadas em consideração para o somatório das notas necessárias às Avaliações Bimestrais. Para tanto, poderão ser utilizados como instrumentos formais de avaliação, os quais serão dignos de pontuação e registro:

a) Participação e envolvimento dos licenciandos nos debates, estudos dirigidos e demais atividades realizadas em sala de aula, bem como sua disponibilidade para o trabalho acadêmico;
b) Produções escritas com base nos preceitos da metodologia científica (e.g. ficha analítica, resumos, textos, relatórios, questionários);
c) Atividades de pesquisa e extensão realizadas dentro e fora do âmbito universitário;
d) Avaliações orais e escritas, individuais e/ou compartilhadas.

Além dos critérios avaliativos formais, os licenciandos deverão considerar a frequência mínima de 75% da carga horária de aulas presenciais, o que implica numa participação efetiva de, pelo menos, 60h/a das 80h/a que compreendem o total da disciplina. Para maiores informações dessa natureza, sugerimos a consulta ao Manual do Aluno da UFAL (2011, p. 14-17), o qual poderá ser encontrado na homepage da UFAL ou junto ao material bibliográfico da disciplina.



VII – REFERÊNCIAS BÁSICAS (cf. Projeto Pedagógico do curso de Educação Física Licenciatura)
 
 

FULLAN, M; HAGREAVES, A. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

LIBÂNEO, J. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5.ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

VASCONCELLOS, C. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Libertad, 2001.

VEIGA, I; RESENDE, L. (Orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. São Paulo: Papirus, 1998.

VEIGA, I; FONSECA, M. (Orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico. São Paulo: Papirus, 2001.

VIII. REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES


PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar e Transformação Social. In: Administração Escolar: introdução e crítica. 16.ed. São Paulo: Cortez, 2010. P. 185-254.

VIEIRA, S.L.; PENIN, S.T.S. Refletindo sobre a função social da escola. In: VIEIRA, Sofia Lerche (Org). Gestão da Escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. P.13-45.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23
dez.1996. Seção 1, p. 27.833. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/
L9394.htm>. Acesso em 21 nov. 2010.

MEC, 2004. Conselhos Escolares: Uma Estratégia de Gestão Democrática da Educação Pública. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Disponível em:

AGUIAR, Márcia Ângela da Silva. Gestão da Educação Básica e o Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n31/n31a09.pdf>. Acesso em 26.fev.2013.

LÜCK, Heloísa. Sentido e formas da participação em processos de gestão. In:___________. A Gestão Participativa na Escola. Petrópolis: Vozes, 2006. P.29-48.

PARO, Vitor Henrique. Gestão da escola pública: a participação da comunidade. In:_________. Gestão Democrática da Escola Pública. 3.ed. São Paulo: Ática, 2000. P.39-70.

SOUZA, José Vieira; CORRÊA, Juliane. Projeto Pedagógico: a autonomia construída no cotidiano da escola. In: VIEIRA, Sofia Lerche (Org.). Gestão da Escola - desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. P.47-75.
  


IX – CALENDÁRIO BASE DA DISCIPLINA (2015.2)
 
 

Março – 26
Abril– 02*, 09, 16, 23 e 30
Maio–07, 14, 21 e 28
Junho– 04*, 11, 18 e 25
Julho – 02, 09 e 16
*Feriado
No decorrer do semestre letivo, 15% da carga horária poderão ser vivenciados na forma de atividades não presenciais. Os sábados letivos, conforme anunciados no calendário acadêmico, poderão ser utilizados para as aulas e atividades presenciais da disciplina.

* * *


X - PROGRAMA DETALHADO DA DISCIPLINA

Aula
Data
Atividades
Observações / Referências
01
26/05


02
02 e 09/04
Estudo e discussão dos textos 1, 2
Atividade Individual – Elaboração de ficha analítica: Atividade orientada – (não presencial)
Texto 1- BUENO, José Geraldo Silveira. Função Social da escola e organização do trabalho pedagógico. Revista Educar; Curitiba, nº17, p. 101-110. 2001; Editora da UFPR.

Texto 2 – CARDOSO, Maria Angélica. LARA, Ângela Mara de Barros. Sobre as funções sociais da escola. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/1929_1160.pdf Acesso em 02/11/2012.


03
16/04
Aula expositiva e dialogada
Texto 3 - LIBÂNEO, José Carlos.O sistema de organização e gestão da escola. In: Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5.ed. Goiânia: Alternativa, 2004. P.27-42.
04
23/04
Aula interativa e dialogada
Texto 4: ___________________. Os conceitos de organização, gestão, participação e cultura organizacional. In: Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5.ed. Goiânia: Alternativa, 2004. P.73-91.
05
30/04
Estudo e discussão dos textos 5 e 6
Atividade de pesquisa em trios - sala de aula (Ab1. 1)
Texto 05: PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar e Transformação Social. In: Administração Escolar: introdução e crítica. 16.ed. São Paulo: Cortez, 2010. P. 185-254.
06
07/05
07
14/05
Texto 06: VIEIRA, S.L.; PENIN, S.T.S. Refletindo sobre a função social da escola. In: VIEIRA, Sofia Lerche (Org). Gestão da Escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. P.13-45.
08
21/05
Exibição de documentário e debate
Documentário:  Pro dia nascer feliz
09
28/05
Atividade avaliativa individual (Ab1. 1)
Textos 1, 5 e 6
10
11/06
Esudo e discussão dos textos  7 e 8
Atividade em grupos: construção das estratégias para a pesquisa nas escolas (Conselho Escolar e Projeto Político Pedagógico) – Ab2.2

Texto 07: BRASIL. Conselhos Escolares: Uma Estratégia de Gestão Democrática da Educação Pública. In: Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Brasília: MEC, 2004.
11
11/06
Texto 08: AGUIAR, Márcia Ângela da Silva. Gestão da Educação Básica e o Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n31/n31a09.pdf>. Acesso em 26.fev.2013.
12
18/06
Estudo e discussão dos textos  7, 8, 9, 10 e 11

Atividade em grupos: construção das estratégias para a pesquisa nas escolas (Conselho Escolar e Projeto Político Pedagógico) – Ab2.2
Texto 09: VASCONCELOS, Celso dos Santos. Projeto Político Pedagógico- 4.ª parte. In: Planejamento, Projeto de ensino-aprendizagem e Projeto Político Pedagógico.   São Paulo: Lebertad Editora, 2010.
13
18/06
Texto 10: PARO, Vitor Henrique. Gestão da escola pública: a participação da comunidade. In:______. Gestão Democrática da Escola Pública. 3.ed. São Paulo: Ática, 2000. P.39-70.
14
18/06
Texto 11: VEIGA, Ilma Passos A. Inovações e Projeto Político Pedagógico: uma ação regulatória ou emancipatória? Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n.61, p. 267-281, dezembro 2003. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 15/02/2011.
15
20/06
Atividade não presencial (pesquisa de campo nas escolas)

16
25/06
Orientação aos grupos de trabalho para elaboração das análises e entrega do relatório de pesquisa.

17
02/07
09/07
Seminário para apresentação conjunta das atividades desenvolvidas na pesquisa de campo (Ab2.2)

Entrega do Relatório final (Ab2.2)
Textos de referência para finalização do seminário
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico: Novas trilhas para a escola. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marília (Orgs.). As Dimensões do Projeto Político-Pedagógico. 8.ed. Campinas: Papirus, 2011. P. 45-66.
CAVAGNARI, Luzia Borsato. Projeto Político-Pedagógico, Autonomia e Realidade Escolar: entraves e contribuições. In: VEIGA, I.P.A.; RESENDE, L. (Orgs.) Escola: espaço do projeto político-pedagógico. São Paulo: Papirus, 1998.P. 95-112.[1]
18
16/07
Reavaliação

19

Prova Final



* * *



[1] De acordo com a quantidade de alunos matriculados na disciplina, outras referências podem ser acrescidas para os trabalhos de campo a serem desenvolvidos pelas equipes.

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