Olá prezados estudantes!
Seguem as orientações para elaboração dos questionário e/ou roteiros de entrevistas. Como também algumas questões básicas que vocês deverão inserir no relatório final da pesquisa desenvolvida na escola.
Instruções iniciais para o professor
entrevistado:
Avise que a pesquisa é anônima. Não será preciso colocar nome, apenas
identificar questões referentes ao trabalho pedagógico e da formação
profissional. Assim, ficará mais fácil
para você localizar os dados mais relevantes na discussão sobre as respectivas
turmas. Esse questionário é apenas um indicativo para formatar a elaboração do
seu material. Porém, os grupos tem total liberdade de elaborar seu próprio
instrumento, até mesmo voltado para seus campos específicos de atuação.
QUESTIONÁRIO DE ENTREVISTA
Equipe gestora:
Diretor, coordenador, membros do Conselho Escola (estudante, professor, pais e
funcionários) – Vocês podem escolher uma dessas pessoas para entrevistar, as
quais devem estar envolvidas nos processos da gestão escolar.
1- DADOS PESSOAIS
Naturalidade: ____________________________
Curso ou formação:
______________________________
Especialização:
______________________________________________________________
Período de atividade na escola ____________________(anos)
Data da entrevista: ________________________________
2 - DADOS DA ESCOLA – Essas perguntas
serão feitas a equipe gestora
Quantidade
de alunos por turno?
Manhã:
_________ Tarde: __________ Noite: __________ Total geral:_________
Modalidades
de ensino?
Manhã:
________ Tarde: __________ Noite: __________
Quantitativo
de professores?
Efetivos:
_______ contratados: ________
readaptados: __________ licença:_________
Coordenadores
pedagógicos:
Manhã:
_________ Tarde: __________ Noite: __________ Total geral:_________
3- DADOS GERAIS – Esse bloco de
perguntas deve ser feito, se o entrevistado for professor ou gestor.
3.1 - A escola
desenvolve um planejamento coletivo?
( )sim (
)não
Se você respondeu sim, apresente
os elementos que configuram esse processo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.2- Os professores
elaboram quais estratégias de registro?
( ) Semanário ( )
Plano de aula diário ( ) Plano de atividades por semestre
( ) Plano de atividades
bimestral ( ) Outros
Quais?
________________________________________________________________
Registre quais aspectos são registrados em seu planejamento:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.3 - Quais os temas
que mais agradam os estudantes de sua turma?
( ) Meio
ambiente ( ) Cidadania ( )
Sexualidade ( ) Esporte
( ) Cálculo numérico ( ) Textos literários (
) Outros - Quais?
__________________________________
Apresente como esses temas estão
sendo contemplados no currículo da turma:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.4 - No trabalho em
sala de aula, qual a didática que você mais utiliza para trabalhar com seus
alunos?
( ) aulas expositivas ( )
atividades práticas ( ) seminários
( ) construção de painéis ( ) debates
( ) trabalhos em grupo ( )
trabalhos individuais ( ) feiras de exposição ( )
outros – Quais? ________________________________________________
Descreva de forma resumida, como
você desenvolve essas atividades em sala.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.5 - Quais as
principais dificuldades que você enfrenta na execução das atividades didática?
(
) Falta de material didático ( )
Quantidade de estudantes na turma ( ) Ausência de acompanhamento
pedagógico ( ) Ausência de formação continuada ( ) Indisciplina e desmotivação dos estudantes .
( ) Outros – Quais
________________________________
Justifique como essas
dificuldades estão afetando no desempenho da turma:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.6 – Quais os temas transversais que você considera importante e
insere no cotidiano da sala de aula?
( ) Meio
ambiente ( ) Cidadania ( )
Sexualidade ( ) Relações Étnico raciais (
) Ética ( ) Drogas
( ) Outros - Quais?
_________________________________________________
3.7 – Além dos livros didáticos quais são os materiais que você mais
utiliza em sue planejamento?
( ) Revistas! Quais? _____________________________________________________________
( ) Filmes! Quais?
______________________________________________________________
( ) Jogos! Quais?
_______________________________________________________________
( ) Mapas, vídeos, livros paradidáticos? Cite
alguns: __________________________________
3.8 – Defina qual a importância do planejamento na execução das
atividades didáticas:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.9 – Você se considera um professor que trabalha numa perspectiva
tradicional, progressista ou mista? Justifique sua resposta apontando alguns
aspectos de sua prática que evidencie essa perspectiva:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
Opção de perguntas para conselheiro escolar
Caracterização da gestão escolar
Gestor
1- A escola tem conselho escolar?
( ) sim (
)não
2 – Qual a periodicidade das reuniões
do Conselho Escolar?
( ) semanalmente ( )quinzenalmente ( )mensalmente ( ) quando há necessidade
3- HÁ quanto tempo o Conselho
funciona nessa escola?
( ) entre 1 a 2 anos (
) entre 3 a
6 anos ( ) entre 4 a 8 anos (
) a mais de 10 anos
4 – Como são feitas as eleições
do Conselho?
( ) direta e aberta ( ) indicação dos órgãos centrais ( ) consulta direta/fechada a comunidade
escolar ( ) outros
Quais:
5 – A escola tem Grêmio
Estudantil?
( ) sim
( ) não
6 – Apresente alguns motivos para
que ele exista, ou não.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 – Você é membro do Conselho?
( ) sim
( ) não
Qual a sua função? ________________________
8 – Há quanto tempo você está nessa
escola?
( ) entre 1 a 2 anos (
) entre 3 a
6 anos ( ) entre 4 a 8 anos (
) a mais de 10 anos
09 – A escola tem o seu Projeto
Político Pedagógico?
( )sim
( ) não
10 – Se você marcou sim, responda há quanto tempo
ele foi analisado pela comunidade escolar.
( ) entre 1 a 2 anos (
) entre 3 a
6 anos ( ) entre 4 a 8 anos (
) a mais de 10 anos
11- Em sua opinião existe uma
gestão democrática na escola?
( )sim (
)não
Se você respondeu sim, apresente os elementos que configuram
uma gestão democrática na escola:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12- Quais as principais
dificuldades que o conselho da escola enfrenta.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Opção de perguntas para pais, diretores, estudantes,
professores e/ou funcionários
Caracterização do Projeto Político Pedagógico
1 – Em poucas linhas, defina o
que é Projeto Político Pedagógico da escola:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Quem participou da construção
do PPP da escola?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Qual a importância do PPP na
organização das atividades escolares?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Em sua opinião existe uma
gestão participativa na escola?
( )sim (
)não
Se você respondeu sim, apresente os elementos que configuram
esse processo na escola:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Cite algumas das
principais dificuldades na elaboração do PPP?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6- Cite algumas ideias que
você acredita serem interessantes, e que precisam ser incluídas no PPP da
escola?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- Você foi convidado para
participar da elaboração do PPP da escola?
( ) sim (
) não
Se você respondeu sim,
esclareça de que forma você foi convocado:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8- Como foi feito o registro
das principais ideias que foram contempladas no PPP? Descreva:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9- Quais foram às pessoas
responsáveis pela finalização do PPP?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10- O que você gostaria de
saber sobre o PPP da escola?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atenção às orientações, leiam antes de entrar em campo!
Atenção às orientações, leiam antes de entrar em campo!
Após a entrevista vocês devem iniciar o
processo de organização do relatório de pesquisa:
No primeiro momento elaborar uma introdução, relatando a temática da
entrevista- que é A gestão da escola e
os processos educativos, justificar os motivos que levaram o grupo a
entrevistar esses sujeitos e uma breve apresentação sobre as primeiras
impressões sobre a organização do trabalho escolar.
O segundo passo será apresentar os
objetivos do trabalho, e algumas
características dos sujeitos entrevistados, que pode ser: um gestor, um
professor, e um membro do conselho escolar, preferencialmente, pai ou
estudante; sem citar nomes, apenas um breve relato de como vocês desenvolveram
esse processo, destacando o perfil da escola em que a entrevista foi realizada,
tentem acessar o PPP da escola e comentem um pouco sobre ele, como mecanismo
essencial no reconhecimento das práticas de gestão adotadas pela escola.
No terceiro momento será feita a descrição da entrevista. A partir desse
momento devem ser traduzidos os comportamentos e fatos ocorridos durante a
coleta de dados. Como por exemplo: falar sobre a recepção da escola, os lugares
em as entrevistas foram realizadas, o comportamento dos entrevistados, o acesso
aos documentos como: PPP, regimento, Plano de aula dos professores, Plano de
trabalho dos gestores, entre outros que vocês perceberem necessários.
Pois,
Segundo Bogdan & Biklen (2010), “uma entrevista é utilizada para recolher
dados descritivos na linguagem do próprio sujeito, permitindo ao investigador
desenvolver intuitivamente uma ideia sobre a maneira como os sujeitos
interpretam aspetos do mundo.” Anderson & Kanuka (2003) consideram a entrevista
com um método único na recolha de dados, por meio do qual o investigador reúne
dados, através da comunicação entre indivíduos.
Em um quarto momento vocês farão a Transcrição da Entrevista,
A
transcrição apresenta inicialmente os seguintes dados:
1-
Identificação do sujeito entrevistado é mantida no anonimato
2-
Data da entrevista
3-
Nome do(s) entrevistador(es)
4-
Tipo de entrevista: Semi-estruturada ou apenas aplicação de questionários
5-
Hora de início e de término
6-
Tempo de duração
7-
Nome do entrevistado: Substituído por? Vocês podem criar um nome fictício para
citar quando estiverem construindo o texto.
8-
Perguntas e respostas da entrevista e/ou questionários.
A parte final do Relatório de Pesquisa será compreendida pelas Considerações sobre o trabalho
e Breve interpretação dos dados:
Nas considerações vocês irão dizer sobre a importância de ouvir a voz
dos professores sobre suas práticas, relacionando com os textos:
1-
“Pesquisa- Ação: A pesquisa no cotidiano do professor” Autores: GERALDI, FIORENTINI
E PEREIRA (Orgs.) (2011): Professor como pesquisador: o enfoque da
pesquisa-ação na prática docente.
2-
“Pesquisas em sala de aula: um importante fator na formação do professor.
Autora: CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Perspectivas 17, 1992. p. 47 a 57
No
momento da interpretação dos dados vocês
deverão tecer comentários sobre as perguntas que considerarem mais importantes
ao processo de entrevista, tendo em vista a percepção que vocês tinham sobre a
gestão da escola, a partir dos textos trabalhados em sala, e como vocês
confirmam, ou não essa hipótese, após a coleta de dados realizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário